Qual a diferença entre óleos essenciais e essências aromáticas?

Qual a diferença entre óleos essenciais e essências aromáticas?

Publicado por: Keila Publicado: 04/09/2020 Visitas: 10769 Comentários: 0

A principal diferença entre óleos essenciais e essências aromáticas está na composição. Os óleos essenciais são 100% naturais, extraídos diretamente das plantas, geram reações e efeitos benéficos no corpo e na mente. Enquanto as essências aromáticas são aromas que, na maioria das vezes, são sintéticas produzidas em laboratório e não agem como óleo essencial, ou seja, são somente um cheiro agradável e ainda podem provocar sensibilidade e irritação na pele.

Em linhas gerais, óleos essenciais são naturais e possuem propriedades terapêuticas e farmacológicas, já as essências aromáticas são apenas cheiros que não possuem funções de tratamento.

Quais os benefícios do óleo essencial?

Cada óleo pode ter uma função diferente conforme a planta da qual foi extraído, mas geralmente auxiliam no combate ao estresse, aliviar ansiedade, cansaço mental e insônia, além de também estimular a produção de hormônios.


As propriedades dos óleos essenciais também podem ser usadas para aromatizar shampoos, cremes, hidratantes e também o ambiente.

O que considerar ao escolher um óleo essencial?

Confira o rótulo ou a descrição do produto. A composição deve indicar a raiz, o caule, semente, flor ou fruto em que o óleo foi extraído. Também deve ter poucos ingredientes, de preferência somente um.

Fique atento às certificações 

Para garantir um uso seguro e saudável dos óleos essenciais em aromaterapia, cremes, shampoos e cosméticos, é importante verificar a procedência dos ingredientes. Para isso, você pode conferir se o produto possui algum selo que indique que os componentes são orgânicos.




 







Por exemplo, a certificação do IBD Instituto Biodinâmico é a maior certificadora de matérias-primas orgânicas da América Latina. Quando um produto tem o selo do IBD significa que ele tem, no mínimo, 95% de matérias-primas certificadas orgânicas.


Quer saber mais sobre as funções dos óleos essenciais? Temos outros conteúdos te esperando!


Aproveite e confira nossas opções de óleos essenciais


Sobrou alguma dúvida sobre a diferença entre óleos essenciais e essências aromáticas? Nos mande uma mensagem!


Tags: óleos essenciais

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.