Os melhores óleos essenciais para o Home Office

Os melhores óleos essenciais para o Home Office

Publicado por: Cativa Natureza Publicado: 13/08/2020 Visitas: 5085 Comentários: 0

Em tempos de pandemia, isolamento e home office vivemos um misto de sentimentos todos os dias: tensão, ansiedade, cansaço, irritação, e é uma grande desafio manter a produtividade e o bem estar emocional no dia a dia do trabalho em casa.

A boa notícia que temos, é que os óleos essenciais podem auxiliar em seu bem-estar e em seu desempenho no home officeNeste texto, vamos te contar como o óleo essencial age, como driblar a procrastinação e algumas formas que a aromaterapia pode auxiliar em seu bem estar emocional.

Aromaterapia para combater a procrastinação

Para começar, é preciso entender porque procrastinamos e estar atentos ao longo do dia aos nossos sentimentos. A procrastinação é um mecanismo de defesa do nosso cérebro para evitar a “dor” que uma determinada tarefa pode nos trazer, aquela que muitas vezes não estamos tão empenhados para colocar em prática. Quando esta “dor” está prestes a acontecer nosso cérebro, tenta desfocar a atenção da atividade para um momento de prazer ou relaxamento,o problema é quando este momento se estende mais do que deveria, então procrastinamos. 


Mas, é possível combater a procrastinação e ainda assim deixar o ambiente mais prazeroso e relaxante? Sim! 

Os óleos essenciais agem diretamente em nosso sistema emocional e nos auxiliam a quebrar esse estado emocional de angústia gerado pela procrastinação.


A Psicoaromaterapia é o tratamento aplicado através da inalação, que tem por objetivo harmonizar e curar o ser humano no plano emocional. Por esta razão, os óleos essenciais, principalmente os energizantes e/ou revigorantes fazem com que o nosso organismo melhore o ânimo e as emoções para o trabalho que precisa ser desempenhado.


Os óleos essenciais, principalmente os de notas herbáceas como o capim limão, a tangerina e o alecrim proporcionam estímulos que elevam a capacidade de atenção plena e entusiasmo. Por isso, são um trio indispensável para o home office! 

Como escolher o óleo essencial ideal para cada dia

Se você já conhece um pouco sobre aromaterapia, vale a pena se aventurar!

  • Alecrim para foco; 
  • Capim Limão para relaxamento e concentração; 
  • Tangerina para entusiasmo e criatividade.

As opções são imensas!


Se está começando, vale a pena dar uma olhada em nosso texto sobre memórias olfativas ou lembrar do cheirinho do chá da planta, e confirmar se a identificação com aquele aroma corresponde aos cheirinhos que gosta! Também vale a pena conferir nosso texto sobre diluição de óleos essenciais, para conferir a proporção certa que deve usar cada um, e, caso tenha gestantes ou bebês em casa, confira sobre os óleos essenciais que podem ser usados para bebês e crianças. Afinal, apesar de serem naturais, são substância extremamente concentradas e fortes! 


É importante lembrar que a inalação dos óleo essenciais, é uma das formas mais seguras de uso e que melhor se aproveitam os benefícios destes poderosos frasquinhos.


O óleo essencial de Alecrim é excelente em casos de esgotamento mental e desânimo.

É considerado como o óleo essencial da memória (da-lhe alecrim!). Por conter alto percentual do quimiotipo cânfora, seu aroma desperta sensações de limpeza e organização, sendo um importante aliado a produtividade! Dê preferência para iniciar o dia de trabalho com ele, assim, os planos já começam enérgicos! 


O óleo essencial de Capim-limão, por outro lado, atua em ações revigorantes e de combate a

insônia, modula de forma branda a ansiedade  e emoções. Já pensou nele antes daquela reunião?! 


Os cítricos, surgem para aliviar os dias de tensão e trazer descontração ao ambiente! O óleo essencial de Tangerina Verde ativa o bom humor e traz revitalização, é indicada para situações de baixa energia pois atua dissolvendo as tensões mentais.


Tente associar os óleos essenciais a pequenas pausas ao longo do seu dia de trabalho, ainda que de casa, onde os barulhos externos e as interrupções podem ser constantes, este pode ser um momento muito especial e de conexão com a sua mente.  

Além de deixar o ambiente com um cheirinho super agradável, eles auxiliarão você a criar experiências de crescimento e desenvolvimento pessoal através da aromaterapia.

Aromaterapia além do home office

A aromaterapia também pode te ajudar a marcar o fim do expediente e proporcionar um ambiente mais leve e calmo para relaxar depois de um dia intenso de trabalho.


Seja no home office, no escritório, ou em seu momento de lazer, sempre tem um óleo essencial que pode te trazer mais bem-estar!


E ai, já decidiu qual vai ser o óleo essencial de hoje?

Tags: aromaterapia

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.