Óleos Essenciais que auxiliam no combate a insônia

Óleos Essenciais que auxiliam no combate a insônia

Publicado por: Anna Publicado: 18/06/2020 Visitas: 7877 Comentários: 0

Como combater a insônia? Os óleos essenciais podem auxiliar no combate a insônia?

Essas têm sido perguntas frequentes nestes dias tão insertos de quarentena que temos enfrentado. A boa notícia é que sim! E esse texto está sendo feito justamente para te contar como aproveitar ao máximo os benefícios dessas substâncias tão concentradas que são os óleos essenciais.

A aromaterapia é uma técnica milenar (com muitos estudos realizadas nos últimos anos!) que utiliza as propriedades dos óleos essenciais e nos ajuda a ficar mais dispostos, calmos, focados e, até mesmo, mais alegres. Isso acontece porque nosso olfato se comunica diretamente com nossa sistema límbico, afetando fortemente nossas emoções. Falamos mais sobre isso neste texto sobre Memória Olfativa.

Justamente por isso, é possível aproveitar os benefícios dos óleos essenciais para acalmar o turbilhão em sua cabeça que te tira o sono! Vamos aos 3 óleos essenciais que podem auxiliar no seu sono:


Óleos Essencial de Lavanda

O mais famoso dos óleos essenciais para se acalmar, o óleo essenciais de lavanda é indicado por aromaterapeutas para reequilibrar o sistema nervoso, combatendo estresse e ansiedade e proporcionando relaxamento corporal e facial. 

Por ser suave, é um dos únicos que pode ser utilizado também para bebês e crianças pequenas - respeitando a diluição ideal para cada idade. 

É possível colocá-lo no quarto das crianças com o uso de um aromatizador de tomada: 6 gotas.

Também pode usá-los na massagem corporal, aliando os benefícios de uma massagem relaxante com a aromaterapia, e ainda fica com a pele bem hidratada!

Para isso, dilua 5 gotas do óleo essencial de lavanda em 30ml do óleo carreador de usa preferência. Exemplos de óleos carreadores são: óleo vegetal de girassol, óleo vegetal de abacate e óleo vegetal de semente de uva, cada óleo vegetal tem propriedades específicas que podem auxiliar no cuidado da sua pele. 


Óleos Essencial de Capim Limão

O óleo essencial de capim limão é um dos aromas preferidos de nossos clientes! É conhecido pelos benefícios de relaxante muscular e alívio de dores de cabeça. Ele também age acalmando o sistema nervoso e alivia a fadiga mental e o estresse do dia a dia. 

Ele não deve ser usado durante a gravidez, nem para bebês.

Assim como o óleo essencial de lavanda, ele pode ser utilizado em difusores elétricos, em um colar aromatizador pessoal e em massagem relaxantes, diluído com um óleo carreador de sua preferência. 

Você também pode preparar um escalda pés com água quentinha, e pingar 8 a 12 gotas de óleo essencial em uma bacia 1,1 a 2 litros de água. Nada como o relaxamento da água quente com um bom livro para esquecer do estresse do dia a dia e se preparar para dormir.

Neste texto explicamos mais sobre como diluir óleos essenciais.


Rotina para dormir melhor

A aromaterapia pode ser uma grande aliada para um sono mais tranquilo, mas para combater a insônia é preciso aliar outros hábitos à aromaterapia. Quatro hábitos que têm nos ajudado por aqui são: a prática regular de atividades físicas - especialmente pela manhã, diminuir o consumo de bebidas com cafeína, alguns minutinhos de meditação diária depois do trabalho e se desconectar das redes sociais e séries próximo da hora de dormir.

Para algumas pessoas, fazer tudo isso pode não ser o suficiente e sabemos o quanto noites em claro prejudicam nossa saúde e qualidade de vida. Por isso, se para você todos esse hábitos e a aromaterapia não resolverem, não hesite em buscar um médico. Ele será capaz de diagnosticar seu problema de sono com maior precisão.

Por fim, para aproveitar ainda mais os benefícios dos óleos essenciais em seu dia a dia, indicamos que busque sempre um aromaterapeuta!

Tags: oleos essenciais, lavanda, capim limao, insonia

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.