Cuidados com a pele na adolescência

Cuidados com a pele na adolescência

Publicado por: Keila Publicado: 08/01/2021 Visitas: 3136 Comentários: 0

Cuidados com a pele na adolescência: quais produtos usar? Quais hábitos adotar? O que não deve ser feito?

Nessa fase de mudanças, são muitas as dúvidas dos pais e dos próprios adolescentes. Por isso, convidamos a Drª Marjorie Uber Iurk, para responder essas e outras dúvidas sobre skincare para adolescentes.

A Drª Marjorie Uber Iurk (dramarjorieuber.com.br e (41) 99183-4011) é médica pediatra especialista em Dermatologia Pediátrica, atende em Curitiba (PR) e adora falar sobre cuidados com a pele infantil e adolescente. Por isso, nos explicou claramente sobre os cuidados necessários com a pele na adolescência. Você pode conferir as respostas a seguir.


Quais as principais mudanças que acontecem na pele na adolescência?

As principais mudanças que ocorrem na pele dos pré-adolescentes e adolescentes estão relacionadas à produção hormonal típica desta fase da vida. A puberdade pode iniciar aos 8 anos nas meninas e aos 9 anos nos meninos, e as alterações da pele podem iniciar neste período, um pouco antes ou um pouco depois.

O suor nas axilas costuma apresentar um odor desagradável (bromidrose) na puberdade e é nesta fase que o desodorante pode começar a ser necessário.

O aumento da oleosidade da pele e dos cabelos é característica marcante para a maioria dos adolescentes - pois o aumento na produção de testosterona estimula as glândulas sebáceas. Pode surgir então a dermatite seborreica ("caspa") e a acne ("cravos e espinhas").

Ao final da adolescência, a pele já estará mais parecida com a pele do adulto - menos sensível, mais espessa e resistente do que a pele infantil. No entanto, é preciso ter cuidado. O abuso de cosméticos de adultos ainda pode ser prejudicial.


Quais os cuidados essenciais que os adolescentes podem começar a tomar para cuidar da pele?

Na adolescência é iniciada a transição de produtos e cosméticos infantis para àqueles destinados aos adultos. Mas esta transição deve ser feita com cautela.

Use o sabonete e hidratante indicado para o tipo de pele

Produtos para limpeza, como sabonetes e shampoos, devem ser adequados ao tipo de pele e cabelos para não piorarem a oleosidade e nem causarem ressecamento.

Hidratantes adequados podem ser utilizados na pele do corpo e rosto diariamente.

Use protetor solar todos os dias

E nesta fase é essencial lembrar da proteção solar diária, caso não seja já um hábito vindo da infância, como seria o ideal. Geralmente protetores solares faciais devem ser específicos, para não levarem à piora da oleosidade e da acne.



Quais tipos de produtos devem ser evitados por adolescentes?

Produtos muito agressivos (que causem ressecamento na pele, como aqueles com altas concentrações de sulfatos), ou produtos oleosos e oclusivos (como pomadas ou cremes espessos) devem ser evitados.

Cosméticos não essenciais, como maquiagens e esmaltes devem ser, sempre que possível, evitados. Não há idade segura para o uso destes cosméticos e há produtos de baixa qualidade, amplamente disponíveis no mercado, que podem causar alergias ou ainda apresentarem efeitos hormonais no organismo.


Existem componentes específicos de cosméticos que devem ser evitados por pré-adolescente e adolescentes?

A ANVISA regulamenta as substâncias permitidas em cosméticos, bem como suas porcentagens em cada tipo de produto. No entanto, há estudos que apontam possíveis efeitos nocivos aos organismos (como alergias, efeitos hormonais ou neurotoxicidade) de alguns componentes comuns de cosméticos. São eles:

  • Parabenos (ex.: methylparaben, butylparaben).
  • Metilizotiazolinona (methylisothiazolinone).
  • Filtros solares como a oxibenzona (benzophenone-3) e o octinoxato (ethylhexyl methoxycinnamate).
  • Ftalatos (ex.: dibutyl phtalate).
  • Formaldeído (formaldehyde) e liberadores de formaldeído (DMDM hydantoin, imidazolinyl urea).
  • Parfum (conjunto de substâncias químicas que dão perfume aos produtos).
  • Alumínio (aluminium chlorhydroxide, presente em desodorantes antitranspirantes).

As substâncias citadas acimas não são proibidas pela ANVISA, mas seu uso deve levar em conta o benefício X risco, já que alguns estudos mostram seus possíveis efeitos nocivos à saúde humana.

 

Quais práticas você indica que sejam EVITADAS pelos adolescentes e pais?

Exposição solar sem proteção

A primeira prática a ser evitada pelos adolescentes é a exposição solar sem proteção!

Protetores solares adequados devem ser utilizados diariamente, pois sabemos que os adolescentes costumam ser expor ao sol com grande frequência, fazem mais atividade ao ar livre - o que é muito saudável! A cada 2 horas, ou sempre que suar ou se molhar, o filtro solar deve ser reaplicado.


Espremer cravos e espinhas

Espremer cravos e espinhas é um péssimo hábito, certamente deve ser evitado. A inflamação gerada pode deixar cicatrizes intensas e possivelmente permanentes. A acne deve ser tratada tão logo apareça, para evitar a piora do quadro e o surgimento das cicatrizes.


Comprar muitos produtos sem indicação médica

Adolescentes estão expostos a uma excessiva variedade de cosméticos à venda em lojas e na internet, redes sociais, indicações de amigos, etc. É recomendável discutir com o Dermatologista ou Pediatra sobre cada produto a ser utilizado, além de pesar o benefício X risco do uso de cosméticos não essenciais. A exposição precoce a metais e cosméticos pode trazer consequências à pele e à saúde da criança e do adolescente.

 

Cuide da sua pele com carinho ♥

Nossa pele é um órgão extenso, que deve receber cuidado e carinho. Dermocosméticos são utilizados desde o nascimento, durante toda a vida, diariamente e mais de uma vez ao dia. Assim como a nossa alimentação e a prática de atividade física, e necessário cuidado especial com o que a nossa pele irá receber e absorver. Assim buscamos uma ótima saúde integral e contínua.

Consulte sempre um dermatologista

O acompanhamento de um profissional é essencial para auxiliar a identificar os tratamentos específicos que cada pele precisa. 


Cuidados com a pele na adolescência: quais produtos usar?

Como a Drª Marjorie pontuou, cada adolescente deve utilizar um sabonete e hidratante facial indicado para seu tipo de pele e sem componentes químicos que podem ser nocivos como Parabenos, Metilizotiazolinona, Aluminío, entre outros.

Aproveitamos para apresentar os produtos da Cativa Natureza, que são naturais, veganos e com insumos orgânicos, livre de parabenos, petrolato, sulfato, e corantes e fragrância sintética.

A Linha Pele Oleosa possui ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida e cicatrizante. Indicado para peles oleosas e com tendência a acne, equilibra o pH da pele, auxiliando com o tratamento da acne, diminuindo o aparecimento de comedões e controlando a oleosidade em excesso.



Skincare básica para pele oleosa adolescente

1 º Passo: Lavar o rosto com o Sabonete Pele Oleosa, massageando o rosto suavemente e depois enxaguar.


Sabonete Pele Oleosa


2 º Passo: Aplicar o Creme Pele Oleosa, pois pele oleosa também precisa da hidratação adequada.


Creme Facial Pele Oleosa


3 º Passo: Aplicar protetor solar.

 

Reforçamos que é importante consultar um dermatologista para uma análise específica de cada pele e indicação dos produtos.


Dúvidas? Fale conosco!

Tags: pele oleosa, adolescência, adolescente, oleosidade

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.