Por que hidratar a pele oleosa?

Por que hidratar a pele oleosa?

Publicado por: Keila Publicado: 08/10/2020 Visitas: 3836 Comentários: 0

Hidratar a pele oleosa é necessário porque auxilia a diminuir a produção de sebo, pois uma pele oleosa que está desidratada tende a produzir ainda mais oleosidade para compensar a falta de hidratação. 

Além disso, hidratar o rosto ajuda a prevenir linhas de expressão e envelhecimento precoce, e contribui para uma pele mais bonita, com maciez e brilho saudável.

A dúvida sobre hidratação é bem comum entre quem tem pele oleosa ou acneica. O segredo é entender as necessidades da pele e, claro, encontrar um hidratante de qualidade e adequado.

Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas para você aprender a usufruir dos benefícios da hidratação, e nunca mais fugir dela.


Hidratação é diferente de oleosidade

Você sabia que uma pele oleosa ou acneica também pode ser ressecada ou desidratada? 

Precisamos entender que hidratação é diferente de oleosidade: hidratação é retenção de moléculas de água na pele, enquanto oleosidade é o excesso de sebo produzido.

Uma pele saudável tem um brilho e luminosidade bonito na medida certa, diferente do aspecto gorduroso da oleosidade.

Efeito rebote na pele oleosa devido a falta de hidratação

É comum que as pessoas donas de uma pele oleosa usem vários produtos adstringentes mais agressivos e, quando utilizados em excesso, podem provocar o famoso “efeito rebote”: ao retirar toda a oleosidade da pele o corpo pode entender que precisa produzir mais óleo, agravando ainda o estado da pele devido ao ressecamento excessivo.


Como hidratar a pele oleosa?

A hidratação da pele deve ser feita por fora e por dentro: bebendo a quantidade de água adequada para o seu corpo e usando o hidratante certo para o seu tipo de pele.

Existe um senso comum de que todo mundo precisa beber dois litros de água por dia, mas cada pessoa possui uma quantidade ideal. Para descobrir o quanto de água você deve beber, basta multiplicar 35 ml de água pelo peso corporal.

Por exemplo, alguém com 55kg deve tomar 1,9 litros de água por dia (55 x 35 = 1.925), uma pessoa de 90kg precisa de 3,1 litros de água por dia.


Como encontrar o hidratante certo para a pele oleosa?

Na maioria das vezes, as marcas sinalizam para qual tipo de pele é cada hidratante, mas na hora de escolher um produto para hidratar a pele oleosa você pode considerar os seguintes aspectos:

Textura indicada

Dê preferência para produtos com textura de creme leve e fluída, ou até mesmo em gel. A absorção deles na pele costuma ser mais rápida e provavelmente deixam o rosto mais matificado.

Ingredientes

Existe uma infinidade de componentes bons para pele oleosa, como tea tree (melaleuca) e copaíba que são bons anti-inflamatórios e cicatrizantes, excelentes para auxiliar no tratamento de acne. 


Além disso, ingredientes calmantes, como aloe vera (babosa) e camomila, são ótimos para compor cosméticos para oleosidade, pois auxiliam a equilibrar o tratamento que muitas vezes contêm produtos mais agressivos. 

Informações da marca

Prestar atenção no que a marca diz é muito importante. Geralmente, produtos para hidratar a pele oleosa sinalizam seus objetivos. Inclusive, alguns oferecem uma hidratação leve, controlam a oleosidade e auxiliam no tratamento de acne, como o Hidratante Pele Oleosa da Cativa Natureza.


Linha de produtos orgânicos e veganos para pele oleosa

A linha de produtos Pele Oleosa da Cativa Natureza é natural, orgânica (com insumos rastreados) e vegana, desenvolvida para fazer bem para a pele oleosa e para o meio ambiente. 

É composta pelos seguintes produtos: creme facial, gel facial, máscara facial de argila, sabonete esfoliante e tônico facial.

rotina de cuidados com pele oleosa><br></b></p>
<p dir=

Hidratante Pele Oleosa

Proporciona uma hidratação leve e possui textura de creme leve, fluido e confortável para a pele (sem deixar com o famoso e odiado aspecto "melecado").

Benefícios:

- Auxilia no controle do brilho e oleosidade.

- Ajuda no combate do tratamento de acne e oleosidade.

- Possui ação cicatrizante, adstringente e anti-inflamatória 

- Confere a sensação de conforto e maciez a pele.


O que evitar na hora de escolher um produto para hidratar a pele oleosa?

Memorize esta palavra: “comedogênico”. Produtos comedogênicos são os que entopem os poros, favorecendo o surgimento de acne e oleosidade. 

A seguir apontamos algumas características de produtos que podem ser evitados por quem deseja controlar a oleosidade do rosto.

Textura para evitar

Para hidratar a pele oleosa, fuja de cremes pesados com textura amanteigada, pois é um sinal de que podem obstruir os poros e deixar a pele com aquele efeito “melado” - que quem é dono de pele oleosa geralmente não gosta.

Ingredientes para evitar

Existem vários componentes de cosméticos que podem tapar os poros, entre eles estão a manteiga de cacau e de coco, e também o óleo de coco, por exemplo.


Pele oleosa pode usar óleo?

Geralmente, os olhos da pessoa que tem pele oleosa brilham quando encontram um produto “oil free” (livre de óleo), e costumam fugir dos produtos com óleo na composição. 

Entretanto, existem óleos benéficos para o tratamento de oleosidade e acne, como o óleo essencial de tea tree e o óleo de copaíba, que são cicatrizantes e utilizados para secar espinhas, por exemplo.

Prontinho! Agora você consegue entender um pouco mais sobre “hidratação x oleosidade”. Reforçamos que para um tratamento completo e adequado para seu tipo de pele, é sempre importante consultar um dermatologista. 

Tem alguma consideração ou dúvida? Mande para nós, vamos amar conversar com você.

Tags: pele oleosa, hidratação, skincare

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.