O que é o efeito antioxidantes nos cosméticos?

O que é o efeito antioxidantes nos cosméticos?

Publicado por: Keila Publicado: 29/01/2021 Visitas: 995 Comentários: 0

Já se perguntou o que é o famoso “efeito antioxidante” descrito como benefício nos cosméticos?


O que é um cosmético com efeito antioxidante?

Cosméticos com efeito antioxidante são produtos com ingredientes antioxidantes que combatem aos radicais livres. Esses radicais livres são moléculas instáveis que aceleram o processo de envelhecimento e, consequentemente, o aparecimento precoce de rugas, linhas de expressão, manchas e marcas na pele.

Resumindo, um cosmético com ação antioxidante é um produto que ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele.


O que são radicais livres?

Os radicais livres são moléculas que podem prejudicar células sadias do nosso corpo. Porém, nosso próprio organismo consegue controlar boa parte dos danos causados.

Além do nosso próprio corpo produzir os radicais livres, existem alguns fatores externos que podem contribuir para o aumento dessas moléculas, como a poluição, estresse, consumo excessivo de gorduras saturadas (como frituras), álcool e cigarro, raio-x, radiação ultravioleta, entre outros fatores.

Em níveis considerados normais, os radicais livres não são prejudiciais à saúde, mas podem gerar alguns problemas como enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento precoce.


Quais ingredientes são antioxidantes?

Existem vários nutrientes que são antioxidantes. Além de serem encontrados em cosméticos, é ideal consumi-los também pela alimentação. Afinal, a hidratação e nutrição da pele também vem de dentro para fora.

Aqui estão alguns exemplos de vitaminas que são antioxidantes:

- Vitamina C: encontrada em frutas cítricas e vegetais verde-escuros (laranja, limão, brócolis).

- Vitamina E: presente no óleo de soja, arroz, nozes, vegetais folhosos e legumes.

- Vitamina A: cenoura, abóbora, brócolis e melão.

 

Cosméticos veganos e naturais que são antioxidantes


A máscara de argila branca é rica em antioxidantes, e promove bons efeitos em suavizar rugas e linhas de expressão pois possui efeito tensor brando.


Como usar argila branca?

  1. Higienize a pele com um sabonete de sua preferência, indica-se o Sabonete de Branca (60g).
  2. Misture 2 (duas) colheres cheias de sopa com duas colheres de sopa de Hidrolato Patchouli ou água mineral, até obter uma pasta cremosa e homogênea.
  3. Aplique a máscara sobre a pele (recomenda-se 0,5cm de espessura). Você pode usar a máscara no rosto, corpo ou cabelo.
  4. Deixe a máscara de argila agir por 20 (vinte) minutos.
  5. Retire a máscara suavemente com água fria e algodão úmido ou uma esponja, fazendo movimentos circulares suaves.
  6. Para aperfeiçoar os resultados, após retirar a máscara dos rosto ou do corpo, finalize passando um hidratante na pele.




O que Creme Mãos Biomas do Sul e o BB Cream tem em comum: óleo de café, um ingrediente reconhecido por suas propriedades antioxidantes.



A linha Flor da Noite é composta por produtos clareadores e que suavizam linhas de expressão. Ativos como Belides (margarida) e Hesperidin (encontrado em frutas cítricas) são antioxidantes.

Sabonete, Hidratante e Serum Maria da Selva possuem o Extrato de Mulateiro como ativo protagonista da linha! Esse insumo tem alta capacidade antioxidante, detendo a ação dos chamados radicais livres e impedindo o envelhecimento das células.


Tags: pele madura, efeito antioxidante

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.