Como diluir óleos essenciais?

Como diluir óleos essenciais?

Publicado por: Anna Publicado: 18/06/2020 Visitas: 52225 Comentários: 0

Óleos essenciais são substância extremamente concentradas e com muitos princípios ativos! Eles despertam sensações em nossos cérebros e nos fazem relaxar, acalmar e concentrar. 

Aplicação de óleos essenciais puros sobre a pele pode causar sensibilidade, alergias ou irritações. Além de ser um enorme desperdício de algo tão poderoso! Por ser muito concentrado, não conseguimos absorver todos os benefícios dos óleos essenciais quando os usamos puros. É preciso diluir os óleos essenciais em um óleo carreador, como óleos vegetais.

Estamos aqui para apresentar um pouco deste mundo maravilhoso da aromaterapia, para que você aproveite ao máximos os benefícios dos óleos essenciais. Nossa dica inicial é: tenha um óleo vegetal, creme corporal neutro e até mesmo shampoo sempre por perto, assim poderá fazer diluições rapidamente sempre que precisar!

Vamos passar neste texto algumas receitas de uso de óleos essenciais e uma tabela de diluição, para você consultar sempre que ficar em dúvida sobre como diluir.


Como usar óleos essenciais?

A proporção de diluição dos óleos essenciais pode variar dependendo do uso que será feito, do óleo essencial que está sendo utilizado e, também, para quem o uso será direcionado. 

Existem diversas possibilidades de uso dos óleos essenciais, sendo necessário adequá-las para cada faixa etária - como mostramos em nossa postagem anterior sobre como utilizar óleos essenciais em crianças e bebês. Também temos proporções certas em que os óleos essenciais devem ser colocados para causar efeito esperado, por isso disponibilizamos uma tabela de diluição dos óleos essenciais. 

Para facilitar, vamos trazer 7 receitas de diluição de óleos essenciais para você aproveitar ao máximo! 


Diluição em Óleo Vegetal

Para Óleo Vegetal há uma regra: para cada 10ml de óleo vegetal, diluir 1 gota de óleo essencial. Caso queria usar um vidro inteiro de Óleo Vegetal, que contenha 100ml, para um único propósito junto do Óleo Essencial, diluía 10 gotas. 


Diluição em Shampoo

Com o uso em shampoos, os efeitos dele podem ser potencializados com a diluição do óleo essencial ao produto. Quando aplicar o produto na cabeça - com o líquido em mãos -, acrescente 1 gota de óleo essencial de sua preferência e lave os cabelos. 


Diluição para Aromatizadores

Os óleos podem ser usados em diversos tratamentos, um dos mais procurados é a inalação. 

Há diversas formas de realizar esse procedimento, a primeira ao manter lenços ou colares aromáticos próximos ao nariz, para que possa pegar bem o aroma do óleo essencial; desta forma pode aplicar de 1 a 2 gotas no objeto desejado. A segunda forma seria ao utilizar a máquina de inalação em si, com um pouco mais de cuidado, não são todos os óleos essenciais que podem ser usados e os que podem possuem uma variação na quantidade a ser diluída, por isso verifique e fique atento em não ultrapassar o máximo de 6 gotas no inalador aparelho. E por fim, temos o aromatizador elétrico, neste você pode acrescentar de 6 a 15 gotas de óleo essencial, verificando se necessário o uso de água - a quantidade pode variar de acordo com o tamanho do ambiente. 


Diluição em Compressas

Para compressas calcule 5 gotas de óleo essencial para diluir a cada 200 - 300ml de água. 


Diluição em Máscaras de Argila

Assim que a argila já estiver com a consistência ideal para para ser aplicada no rosto, dilua 3 gotas de óleo essencial - se preferir também coloque 1 gota de óleo vegetal -, misture e aplique. 


Diluição em Escalda-pés

Em escalda-pés utilize de 8 a 12 gotas de óleo essencial, junto de outro carreador (óleo vegetal, sais de banho) em uma bacia com 1,1 a 2 litros de água quente. 


Diluição em Tecidos

Para deixar seu aroma preferido sempre próximo a si! É possível fazer a diluição dos óleos essenciais em tecidos. Bata diluir 6 gotas de óleo essencial, com 1 colher de álcool líquido para 4 colheres de água. 


O poder da natureza agora sempre com você em todas as formas. 



Tabela de diluição 

Conforme a área do corpo que for passar ou a idade de quem está usando, deve ser feito um percentual diferente de diluição - como já falamos lá pra cima. Por exemplo, se for diluir óleo essencial em vegetal para massagem, que vai passar no corpo todo, a diluição deverá ser de 1%, enquanto que se a diluição for para passar apenas na mão e inalar, ele pode ser mais concentrado. 


Fizemos uma tabela para que possam consultar sempre, conforme seguem aprendendo sobre esse maravilhoso mundo da aromaterapia:




A Aromaterapia é uma área de estudos bastante ampla! Neste texto, mostramos os primeiros passos para diluição dos óleos essenciais e esperamos que ajude você a começar a se aventurar e aproveitar um pouco os benefícios dos óleos essenciais. Mas, sempre recomendamos que para ter o maior aproveitamento dos óleos essenciais, o melhor sempre é buscar orientação de um aromaterapeuta.

Tags: óleos essenciais, diluição, aromaterapia, tabela de diluição

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.