Qual a diferença entre óleo vegetal e óleo essencial?

Qual a diferença entre óleo vegetal e óleo essencial?

Publicado por: Keila Publicado: 15/01/2021 Visitas: 4374 Comentários: 0

Já se perguntou qual a diferença entre óleo vegetal e óleo essencial? Ambos podem ser extraídos das plantas, mas diferem na maneira que são extraídos, nos benefícios e no modo de usar.


Óleos Essenciais

Como os óleos essenciais são extraídos?

Os óleos essenciais são obtidos a partir de partes de plantas com destilação por arraste com vapor de água.

Sempre procure por óleos essenciais puros, naturais e de preferência orgânicos, pois dessa forma você aproveita as propriedades reais do óleo da planta, e evita problemas por utilizar óleos sintéticos ou com muitas adulterações.

Como os óleos essenciais funcionam?

Óleos essenciais são voláteis, mesmo em baixas temperaturas, evaporam e liberam seus componentes químicos ativos na forma de vapor para o ambiente. Quando inalamos esses componentes, suas propriedades terapêuticas são enviadas ao sistema límbico do cérebro, atuando em nossas emoções e podendo gerar efeitos fisiológicos no corpo.

Quais os benefícios do óleo essencial?

Cada óleo pode ter uma função diferente conforme a planta da qual foi extraído, mas geralmente auxiliam no combate ao estresse, aliviar ansiedade, cansaço mental e insônia, além de também estimular a produção de hormônios.

As propriedades dos óleos essenciais também podem ser usadas para aromatizar shampoos, cremes, hidratantes e também o ambiente.

Como usar óleo essenciais?

É possível usar óleos essenciais no difusor elétrico e colar difusor, ou diluído em carregadores, que podem ser óleos vegetais, cremes, shampoos, máscara de argila, em escalda pés, banheiras, massagens, compressas, entre outras maneiras.

NÃO é indicado utilizar óleo essencial puro na pele. Por ser um produto muito concentrado, pode gerar reações alérgicas quando aplicado em grande quantidade direto na pele, sem diluir em carregadores.

Aconselhamos consultar com um aromaterapeuta para sempre fazer o uso correto e seguro dos óleos essenciais específicos para cada caso. Os óleos essenciais NÃO podem ser utilizados puros na pele.

 

Óleos Vegetais

Como os óleos vegetais são extraídos?

Os Óleos Vegetais são gorduras extraídas das plantas. Ricos em vitaminas, ajudam a nutrir a pele e cabelo.

Todos os óleos vegetais são prensados a frio e 100% puros, sem adição de óleo mineral, petrolatos, solventes químicos, conservantes ou essências para garantir as propriedades dos óleos.

A coleta é feita de forma sustentável, sem agredir a planta. É um excelente substituto para gorduras de origem animal e mineral. Os óleos possuem propriedade emoliente na pele com alto poder de hidratação e regeneração. Também atuam como carreadores para óleos essenciais.

Como os óleos vegetais funcionam?

Óleos vegetais possuem diversas propriedades que podem fazer bem à pele quanto em contato com ela.

Por exemplo, o Óleo de Copaíba possui propriedades curativas, regeneradoras, nutritivas e é um poderoso antibiótico, anti-inflamatório que regula a oleosidade.

Quais os benefícios dos óleos vegetais?

Os benefícios variam a cada óleo vegetal e a indicação também, podem ser usados para diversos tratamentos. Como o óleo de copaíba que trata a oleosidade, e o óleo de abacate que ajuda a combater a formação de rugas e amenizar as linhas finas.

Como usar óleos vegetais?

Os óleos vegetais podem ser usados puros na pele do rosto, corpo ou couro cabeludo.

Cabelo

Para nutrir os fios, use o Óleo Vegetal para fazer umectação capilar. Pode até mesmo combinar com Óleos Essenciais, como por exemplo o Ylang Ylang que ajuda a dar brilho nos fios, ou tea tree que auxilia no tratamento da caspa e psoríase.

 

Nesse último caso, segue a dica: Umectar com Óleo de Abacate(30ml) +  Óleo de Copaíba (10 gotas) + OE Tea Tree (2 gotas), espalha por todo o cabelo, e enxaguar após 1h.

  

Corpo

Use para hidratar profundamente, principalmente as regiões mais ásperas. Para massagens, pode combinar também com Óleos Essenciais de sua preferência.

Segue a dica: Para uma massagem relaxante, misture Óleo Vegetal Girassol com Óleo Essencial de lavanda. Para cada 100ml de OV, use 10 gotas de OE.


Facial

Os Óleos Vegetais podem ser utilizados no rosto sim! Principalmente quem possui a pele mais seca. 

Os Óleos Vegetais possuem grande afinidade com a nossa pele, devido aos ácidos graxos de sua composição que também estão presentes em nossa pele. A falta desses ácidos na pele podem ocasionar dermatites e envelhecimento precoce, por isso é importante repor na medida certa. 

Os Óleos Vegetais são ricos em vitaminas e auxiliam na produção de colágeno. Escolha o que melhor se adequa ao seu tipo de pele. Até mesmo quem possui a pele oleosa pode usar.

 O Óleo de Semente de Uva é bastante utilizado como sérum facial. Ele é rico em Vitamina E, Ômega 3, 6 e 9 e Resveratrol, retarda o envelhecimento e aumenta a resistência das fibras de colágeno.

 

Óleo Vegetal x Óleo Essencial

Embora óleo vegetal e óleo essencial sejam diferentes, juntos podem ser uma ótima dupla para cuidar da pele.

Pode-se diluir algumas gotinhas de óleo essencial em uma porção de óleo vegetal e assim massagear a pele do corpo, ou fazer umectação do couro cabeludo.

Temos um post completo sobre receitas com óleo vegetal e óleo essencial: acesse.


Tags: aromaterapia, óleos essenciais, óleos vegetais

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.