Como usar argila para cuidados capilares

Como usar argila para cuidados capilares

Publicado por: Mariana Publicado: 28/07/2020 Visitas: 54565 Comentários: 0


Argilas para os cabelos? Em um primeiro momento muitos estranham este uso, já que as argilas são muito famosas para aplicação como máscaras faciais. Mas poucos sabem o quanto elas podem contribuir para a saúde do couro cabeludo.

Formadas por diferentes oligoelementos (elementos químicos inorgânicos) como óxido de silício, titânio, óxido de alumínio, magnésio, zinco, entre outros, as argilas tem propriedades cicatrizantes e desintoxicantes, fazendo uma limpeza profunda! 

Assim como na pele no rosto, quando aplicadas no couro cabeludo as argilas removem as impurezas, equilibram o ph, estimulam a circulação e promovem a remoção de células mortas do couro cabeludo. 

Quando adotar a argiloterapia capilar?

Sempre que estiver sentindo que seu cabelo precisa de um detox, seja porque abusou produtos químicos, está com descamação ou couro cabeludo muito oleoso, elas são uma boa escolha! Irão promover uma limpeza profunda e cuidar do seu couro cabeludo.

Qual argila posso usar em meus cabelos?

Para quem tem cabelos com bastante oleosidade, a argila verde é uma ótima escolha! Ela elimina a oleosidade do couro cabeludo e dos fios, promove a esfoliação do couro cabeludo, absorve toxinas e impurezas e estimula o crescimento dos fios, pois estimula a circulação sanguínea. Quem está com couro cabeludo bastante sensível ou inflamado, deve evitar a argila verde, por ser a mais adstringente de todas.

A argila branca pode ser usada por todos tipos de cabelos, inclusive nos couros cabeludos mais delicados, sendo especialmente utilizadas em cabelos fragilizados e quebradiços. Como todas argilas, ela também promove a esfoliação do couro cabeludo, absorve toxinas e impurezas e estimula a circulação e, por consequência o crescimento dos fios. A diferença das demais é que tem excelentes propriedades suavizantes, efeito calmante e favorece a reprodução celular integral.

Para uma desintoxicação capilar profunda e ação inti-inflamatória a argila preta é a mais indicada! É conhecida como a mais nobre das argilas, sendo a mais potente para a renovação celular do couro cabeludo.


Como aplicar a argila no couro cabeludo?

Aplicação de Argila com água mineral ou hidrolato

Para começar, lave os cabelos com um shampoo neutro.
Em seguida, prepare a argila em pote de cerâmica ou vidro: coloque duas colheres (sopa) cheias de argila e adicione, de preferência, um Hidrolato para diluí-la até obter uma pasta cremosa e homogênea. Caso não tenha hidrolato, pode diluí-la em água mineral.
Aplique a máscara de argila com um pincel ou com os dedos sobre o couro cabeludo (não nos fios).
Deixe agir por aproximadamente 20 minutos, mas não espere a argila ficar seca.
Para retirar, enxágue com água morna, sem esfregar o couro cabeludo, deixe a argila se diluir e sair lentamente.

Argila com óleos essenciais


Essa é uma receita indicada para casos de psoríase no couro cabeludo. Também comece lavando os cabelos com shampoo neutro e, sem seguida, prepare esta receita:

  • 1 colher de sopa de argila amarela 

  • 3 gotas de óleo de copaíba 

  • 2 gotas de  óleo essencial de lavanda 

  • 1 gota do óleo essencial de tea tree 

Dilua com hidrolato de tea tree ou água mineral até obter uma mistura homogênea e pastosa.

Deixe agir por aproximadamente 20 minutos, mas não espere a argila ficar seca.
Para retirar, enxágue com água morna, sem esfregar o couro cabeludo, deixe a argila se diluir e sair lentamente.


Para cabelos oleosos, é possível ter um resultado ainda melhor com adicionando óleo essencial de Tea Tree à argila verde. A proporção do preparo da argila deve ser:


  • 2 colheres de sopa de argila verde

  • 2 gotas de óleo essencial de tea tree 


Deixe agir por aproximadamente 20 minutos, mas não espere a argila ficar seca.
Para retirar, enxágue com água massageando o couro cabeludo, deixe a argila se diluir e sair lentamente.

Tags: argila, argiloterapia, cabelo, couro cabeludo, máscara de argila

Produtos relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.