Cabelos oleosos no verão: cuidados naturais que você pode ter

Cabelos oleosos no verão: cuidados naturais que você pode ter

Publicado por: Keila Publicado: 29/12/2020 Visitas: 937 Comentários: 0


Cabelos oleosos no verão? Sim, quem tem as madeixas oleosas tende a sofrer ainda mais no verão. Isso acontece porque o calor ajuda a estimular a produção de oleosidade na pele e no couro cabeludo, além de aumentar a transpiração que auxilia no acúmulo de resíduos.


Por isso, na estação dos dias mais quentes é preciso tomar alguns cuidados naturais que diminuam a oleosidade excessiva nos cabelos.



Tratamentos para cabelos oleosos no verão

Utilizar os produtos adequados é essencial para limpar o couro cabeludo corretamente e controlar a produção de sebo na região. Por essa razão, temos algumas instruções para a escolha do shampoo certo e dos produtos para tratamento.


Utilize um shampoo adequado para cabelos oleosos

Sempre use shampoos que são indicados para cabelos oleosos, que promovem a limpeza necessária e outros cuidados que seu couro cabeludo precisa. Quando você utiliza produtos com outro foco, como hidratação intensa, eles podem provocar ainda mais oleosidade.


Aplique máscara de argila verde ou preta no couro cabeludo oleoso

A argila verde e a preta possuem minerais que promovem uma limpeza profunda e ajudam a equilibrar o couro cabeludo.

  1. Depois de lavar o cabelo, misture uma colher de argila em pó com uma colher de água mineral até virar uma pasta.

  2. Aplique a mistura no couro cabeludo, e deixe agir até secar (entre 10 a 20 minutos).

  3. Logo que a máscara secar, retire a máscara com água sem esfregar o couro cabeludo.


Máscara de argila com óleo essencial

Para potencializar a máscara e ampliar o tratamento capilar, você pode aplicar duas gotas de óleo essencial na máscara de argila.


Máscara de argila amarela com óleo essencial de lavanda para cabelos com caspas ou seborreia

Caso o problema do couro cabeludo seja caspa ou seborreia, você pode optar por usar uma máscara de argila amarela com óleo essencial de lavanda.

  1. Depois de lavar o cabelo, misture uma colher de argila em pó com uma colher de água mineral até virar uma pasta, depois aplique duas gotas de óleo essencial de lavanda e misture novamente.

  2. Aplique a máscara no couro cabeludo, e deixe agir até secar (entre 10 a 20 minutos).

  3. Logo que a máscara secar, retire a máscara com água sem esfregar o couro cabeludo.



Umectação com óleo de copaíba e óleo essencial tea tree

O óleo de copaíba é poderoso para tratar oleosidade e caspas, pois é regenerador, anti-inflamatório e cicatrizante.

  1. A cada 15 gotas de óleo de copaíba, misture 5 de óleo essencial tea tree (também chamado de melaleuca).

  2. Aplique no couro cabeludo massageando suavemente.

  3. Deixe agir por uma hora, depois lave o cabelo normalmente.



Umectação com óleo vegetal de semente de uva

O óleo vegetal de semente de uva ajuda a reduzir a oleosidade e controlar as caspas, pois não obstrui os poros.

  1. Diluir 5 gotas de óleo essencial tea tree com 30 ml de óleo vegetal de semente uva.

  2. Aplique no couro cabeludo massageando suavemente.

  3. Deixe agir por uma hora, depois lave o cabelo normalmente.



4 Hábitos simples que ajudam a controlar os cabelos oleosos no verão

Além de utilizar o shampoo correto e fazer um tratamento adequado, algumas práticas simples que você pode adotar no seu dia a dia ajudam a reduzir a oleosidade do couro cabeludo no verão.


1. Deixe o cabelo secar naturalmente

A alta temperatura de secadores em contato com o couro cabeludo ajuda a gerar mais oleosidade. Portanto, tente deixar o cabelo secar naturalmente - o que no verão é um hábito mais fácil de adquirir. 


Caso precise utilizar o secador de cabelo, tente deixar a temperatura baixa e mantenha uma distância de 15 cm do couro cabeludo.


2. Evite dormir com o cabelo molhado

Lave o cabelo algumas horas antes de se deitar, pois dormir com cabelo molhado pode provocar a quebra dos fios, gerar fungos e ainda deixá-lo com aspecto oleoso quando você acordar.


3. Lave o cabelo com água fria

Utilizar água fria para limpar os cabelos é necessário ao longo de todo ano para quem sofre com oleosidade, mas no verão é ainda fácil de adotar essa prática.


A alta temperatura da água em contato com o couro cabeludo estimula a produção das glândulas sebáceas no couro cabeludo - promovendo mais oleosidade. Além disso, a água fria deixa os fios mais bonitos e com um brilho saudável.


Caso você não abra a mão dos banhos quentinhos, tente ao menos utilizar água morna na hora de lavar o couro cabeludo.


4. Evite utilizar muitos produtos de hidratação no couro cabeludo com alta frequência

Não utilize condicionador no couro cabeludo, e evite usar cremes e óleos de hidratação no couro cabeludo com frequência - o recomendado é uma vez por semana.



Shampoos naturais e veganos para cabelos oleosos

Caso você esteja procurando um shampoo natural com insumos orgânicos e vegano, vamos deixar três indicações que você pode testar.


Shampoo de Copaíba


Indicado para cabelos oleosos e couro cabeludo delicado, é anticaspa, combate seborreia e psoríase. Promove limpeza eficaz sem agredir os fios, deixando-os macios e hidratados. 


Os ingredientes principais são:


  • Óleo de Copaíba: antisséptico, regenerador e cicatrizante antibiótico e anti-inflamatório natural. Tem propriedades curativas, regeneradoras, nutritivas e tônicas. Ajuda a regular a oleosidade.

  • Aloe Vera: regeneradora, hidratante e reconstrutora do fio.


Shampoo sólido de Pitanga



Elaborado com o puro extrato orgânico das folhas de Pitanga do Projeto Sustentável Bacia 3 Paraná, o Shampoo Sólido de Pitanga promove limpeza com suavidade, deixando os cabelos macios e hidratados. Sua combinação com os ativos de Aloe Vera, Copaíba e Cupuaçu, fortalece e regenera os fios, além de controlar a oleosidade do couro cabeludo.


Sabonete Lama Negra (argila preta)


Pode ser usado como sabonete para o rosto e couro cabeludo, pois auxilia na limpeza do couro cabeludo respeitando a hidratação natural da pele.


Seus ingredientes possuem propriedades anti-inflamatórias, regeneradoras, cicatrizantes e auxiliam a reduzir o aparecimento de acne.


  • Extrato de Pitanga: hidratante, anti-inflamatório, calmante da pele, regenerador, rejuvenescedor, reduz rugas e linhas de expressão.

  • Extrato de Aloe Vera: hidratante, nutritivo, anti-inflamatório, suavizante, calmante, antisséptico, regenerador e cicatrizante da pele.

  • Óleo de Copaíba: anti-inflamatório, cicatrizante, antisséptico, rejuvenescedor e proporciona tratamento em diversos problemas de pele.

  • Óleo de Sucupira: regenerador e rejuvenescedor da pele. Tem ação antisséptica, cicatrizante, anti-inflamatória. Ajuda reduzir a acne.

  • Óleo de Babaçu: hidratante, rico em ácidos graxos excelentes para a saúde da pele.

  • Óleo Essencial de Lavanda: anti-inflamatório, antisséptico, cicatrizante e calmante da pele.

Tags: cabelos, oleosidade, tratamento capilar

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.