Compensação ambiental e logística reversa: o que é e como funciona na Cativa Natureza

Compensação ambiental e logística reversa: o que é e como funciona na Cativa Natureza

Publicado por: Keila Publicado: 18/09/2020 Visitas: 1048 Comentários: 0

Compensação ambiental é uma prática que as empresas utilizam para reduzir os impactos que seus produtos podem causar no meio ambiente. É sobre pensar como cuidamos e recompensamos a natureza pelos recursos que utilizamos.


A logística reversa é uma área que envolve processos responsáveis pelo pós-venda de um produto. Quando a compensação ambiental se une à logística reversa, ambas trabalham juntas com a reciclagem de embalagens.


Nós, da Cativa Natureza, carregamos a sustentabilidade como um dos nossos valores. Por isso, trabalhamos com alguns projetos muito especiais de reciclagem. Conheça algumas das nossas práticas a seguir.

Projeto re-use

Em todas as nossas lojas contamos com nosso projeto Re-Use, que recolhe embalagens usadas. Como incentivo, a cada 4 embalagens devolvidas, o cliente ganha um desconto na próxima compra. 



As embalagens recolhidas se transformam em uma saboneteira ecológica feita inteiramente de plástico reciclado. Além da reciclagem das embalagens, a saboneteira retira do lixo em média 50 sacolas plásticas.



Selo eu-reciclo

A Cativa Natureza possui o selo eu-reciclo, que certifica a logística reversa de embalagens pós consumo, através de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros. 


De forma resumida, isso significa que informamos para a eu-reciclo a quantidade em quilos de embalagens de cada material que foi vendida em um ano e eles providenciam a reciclagem de quantidade equivalente por meio de parceria com cooperativas de reciclagem. Cada processo de reciclagem fica registrado na plataforma por meio de notas fiscais e pode ser acompanhado.

Aplicar procedimentos sustentáveis é um exercício contínuo 

Aderir práticas sustentáveis em todas as partes da cadeia produtiva é um grande desafio, mas estamos sempre buscando melhorias e novas maneiras de reduzir o impacto ambiental. Afinal, ainda há muito a ser feito para aplicar a sustentabilidade em grande escala na nossa sociedade.


Você tem alguma dica ou prática sustentável que gostaria de compartilhar conosco? Nos conte nos comentários!



Tags: reciclagem, sustentabilidade, compensação ambiente, logística reversa

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.